Mistério no ar e mar

Modelo do A-330-200 semelhante ao que desapareceu da Air France com 228 almas a bordo, no tragéto entre o Rio de Janeiro e Paris, domingo passado


ROBERTO BARBOSA


Uma fonte da Aeronáutica que trabalha nas investigações em torno do que teria ocorrido com o A-330-200 da Air France informou que as autoridades estão certas de que ocorreu uma tragédia, mas, diante do fato de que até ontem à noite não havia sequer um destroço ou corpo de vítima sido localizado, nem sinal qualquer emitido depois do desaparecimento da aeronave, o caso deixa todos atônitos a pensar e se indagar o que realmente teria ocorrido. Uma despressurização a bordo poderia, segundo as informações, causar a queda do avião e um mergulho no oceano Atlântico.

Hipótese levada também em consideração, seria o avião ter mergulhado, voltado rapidamente à superfície e depois afundado de vez com todos os seus ocupantes.

Outro ponto a ser também investigado, é a possibilidade de o avião ter se desintegrado no ar, com seus fragmentos caído em milhares de quilômetros no fundo do mar, dificultando, desta forma, todas os trabalhos de buscas.

Apesar de ter havido informes de que um avião seria explodido por grupos terroristas, nenhuma organização internacional de terrorismo se manifestou. Tampouco, nos sites ligados a a essas organizações mensionou qualquer comentário em torno do caso.

Há, todavia, o receio de que aconteça nesse acidente, o mesmo que ocorreu com um avião cargueiro da Varig, que desapareceu depois de decolar do Japão com destino aos Estados Unidos, um mistério que nunca foi esclarecido.

A partir desta sexta-feira, segundo informações das autoridades aeronáuticas que trabalham nas buscas, as ações serão direcionadas para a coleta de possíveis destroços do Airbus. Se aparecer algum cadáver, passará a busca de corpos a ser prioridade. Todavia, neste momento, as autoridades desejam encontrar alguma coisa, qualquer indício que possar dar algum esclarecimento.


ACIDENTES AÉREOS OCORRIDOS NO BRASIL


- fevereiro de 2009 - avião Bandeirante caiu em Manacapuru (AM) causando 24 mortes. Quatro pessoas sobreviveram;
- julho de 2007 - Airbus da TAM que fazia o voo 3054 não consegue aterrissar no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), atravessa a pista e colide com um prédio da própria empresa na avenida Washington Luís. No total, 199 pessoas morreram. É o maior acidente aéreo da aviação brasileira;
- setembro de 2006 - Boeing da Gol que fazia o voo 1907 caiu após colidir com um Legacy da empresa americana ExcelAire. Os 154 ocupantes do Boeing morreram. O jato conseguiu pousar, e seus ocupantes não se feriram;
- maio de 2004 - a queda de outro avião da Rico Linhas Aéreas mata 33 pessoas em Manaus (AM), quando o avião se prepara para pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes;
- junho de 2003 - a queda de um avião de pequeno porte deixa seis pessoas mortas em Aurora, a cerca de 300 km de Florianópolis;
- fevereiro de 2003 - a queda de um monomotor causa a morte de quatro pessoas em Tapiratiba (289 km ao norte de São Paulo);
- agosto de 2002 - um avião da Rico Linhas Aéreas cai próximo ao aeroporto internacional de Rio Branco (AC), matando 23 pessoas; oito sobrevivem;
- setembro de 2001 - um avião modelo C-130 Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira) bate contra a serra da Tiririca, na região de Niterói, Rio de Janeiro, e explode; nove pessoas morreram;
- setembro de 2001 - a despressurização da cabine de um avião da TAM, que fez um pouso forçado no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, causou a morte de uma passageira;
- outubro de 1996 - um acidente com um Fokker-100 da TAM deixou 99 mortos no Jabaquara, zona sul de São Paulo;
- março de 1996 - o Learjet que levava o conjunto Mamonas Assassinas cai na serra da Cantareira em São Paulo, depois de tentar aterrissar no aeroporto de Cumbica, matando todos os passageiros e tripulantes;
- novembro de 1995 - um Cessna não consegue levantar vôo do Campo de Marte e cai sobre a avenida Santos Dumont, em São Paulo, matando os cinco passageiros e o piloto;
- junho de 1990 - um Fokker da Taba bate em uma árvore, perto de Altamira, no Pará, e cai, matando 23 pessoas;
- fevereiro de 1990 - um Fokker-27 da TAM que fazia a rota São Paulo-Araçatuba cai em Bauru, causando a morte de três pessoas;
- setembro de 1989 - um Boeing 737-200 da Varig que saiu de Marabá, no Pará, errou a rota e teve de fazer um pouso forçado na selva Amazônica; 14 pessoas morreram e 54 ficaram feridas;
- março de 1989 - um avião Boeing 707 cargueiro da Transbrasil que fazia a rota Manaus-São Paulo cai em uma favela no Jardim Ipanema, a menos de 3 quilômetros do aeroporto de Cumbica, deixando 25 mortos e mais de 100 feridos;
- dezembro de 1987 - um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), cai no mar próximo a Fernando de Noronha causando a morte de 29 pessoas;
- 1984 - um táxi-aéreo cai pouco depois de levantar voo do Campo de Marte, atingindo três casas no bairro do Carandiru, em São Paulo, matando sete pessoas;
- junho de 1984 - um avião Bandeirante da TAM cai em Macaé, no Estado do Rio, causando a morte de 18 pessoas;
- setembro de 1982 - um Learjet da TAM recebe informações erradas na aterrissagem em Rio Branco, no Acre, e cai, matando 10 pessoas;
- junho de 1982 - um Boeing 727-200 da Vasp se choca contra uma montanha da Serra de Aratanha, a 30 quilômetros de Fortaleza, causando a morte de 137 pessoas;
- abril de 1980 - um Boeing 727 da Transbrasil cai em Florianópolis causando a morte de 54 pessoas;
- junho de 1973 - um Caravelle da Cruzeiro do Sul, explode ao aterrissar no aeroporto de São Luís, no Maranhão, matando 23 pessoas;
- abril de 1972 - um avião Samurai da Vasp bate contra um morro em Petrópolis, no Estado do Rio, causando a morte de 25 pessoas;
- setembro de 1971 - um DC-3 da Cruzeiro do Sul cai em Sena Madureira, no Estado do Acre, em setembro, matando 32 pessoas;
- dezembro de 1970 - um Viscont da Vasp cai pouco antes do horário previsto para pouso no Rio de Janeiro, causando a morte de 37 pessoas;
- março de 1970 - um avião Hirondelle da Companhia Paraense, cai na Baía do Guajará e mata 38 pessoas;
- novembro de 1967 - um avião Dart Herald da Sadia cai no Paraná e mata 25 pessoas;
- maio de 1963 - o motor de um avião Convair da Cruzeiro do Sul pega fogo pouco depois da decolagem; ele caiu perto do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando 34 pessoas. Uma casa ficou destruída;
- novembro de 1962 - um avião Scândia da Vasp se choca no ar com um Cessna, causando a morte de 26 pessoas;
- junho de 1960 - um Convair da Companhia Real cai na Baía de Guanabara, no Rio, causando 53 mortes;
- fevereiro de 1960 - um Douglas da Companhia Real choca-se com um quadrimotor da Marinha dos EUA no Rio de Janeiro, matando 61 pessoas;
- dezembro de 1959 - um avião Viscount, da Vasp, e uma aeronave da Aeronáutica colidem no ar e caem sobre área residencial no Rio. Os 32 ocupantes do avião da Vasp morreram;
- junho de 1958 - um avião Convair da Cruzeiro bate com a asa em uma árvore, em Curitiba; 21 pessoas morrem.


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