Belém mudou muito nos últimos anos


Ao lado, foto da Estação das Docas, um lindo point de Belém que atrai bastante o turismo no centro da cidade. Foto: Roberto Barbosa
ROBERTO BARBOSA

Faziam 14 anos que minha irmã, Fátima do Socorro, não vinha a Belém. Ela reside no Rio de Janeiro com a filha Giovanna, agora com dez anos.
As duas desembarcaram em Belém no último dia 13, sábado gordo de Carnaval e logo a Fátima percebeu o quanto a cidade mudou. E, segundo disse ela, mudou para melhor, está mais bonita, mais moderna, bem maior, tem ônibus novos.
Em algumas coisas ela esta certa. Na questão dos ônibus, há muitos veículos novos, de fato, mas o serviço prestado deixa a desejar.
Ela também observou que o nosso trânsito é tão complicado quanto o da capital carioca, mas disse que aqui parece fluir mais rápido. Ficou admirada com nossos pontos turísticos, com nosso aeroporto, a Estação das Docas, a Avenida Doca de Souza Franco, o Ver-o-Rio, bem como, com os viadutos que estão surgindo a cada dia em Belém.
Isso mostra que os governos que vieram passando ao longo dos últimos 14 anos, de fato, promoveram mudanças. O que não mudou, mesmo, foi o clientelismo, o populismo, onde muitos políticos continuam se achando os donos do poder e da verdade.
Verificar as mudanças na cidade nos deixam cheios de orgulho. Houve trabalho? Houve. E não era para menos. Afinal, é para isso que esses homens são eleitos. Mas, com mudança ou não, com trabalho ou não, prefiro continuar batendo na mesma tecla: a cada eleição, a gente tem de substituir quem está por gente de cabeça nova, mais arejada. Com certeza, se assim o fizermos, veremos mais desenvolvimento, e Belém alavancando, cada vez mais, como a verdadeira Metrópole da Amazônia.


SALADA
° A Unimed tem um dos melhores planos de saúde que se tem conhecimento. Isso é indiscutível. Mas, o atendimento deixa a desejar.
° Quem liga para um dos telefones, pode contar que vai esperar até desligarem automaticamente sem conseguir resolver o que pretendia quando ligou.
° Muitos municípios paraenses estão com deficiência de professores formados pela Universidade. Há previsão de concursos públicos para o longo deste ano.
° Semana passada, a Seduc estava com vários secretários municipais de Educação em busca de professores. A maior deficiência é para os profissionais de Língua Portuguesa e Matemática.
° Os salários é que não são muito convidativos. A hora aula está custando pouco mais de cinco reais.
° Tem um clube social de Belém que está abrindo falência, ao que parece, pois, segundo as denúncias, falta tudo, inclusive o pagamento de certos direitos, como férias para os funcionários.
° Outro clube, este, em excelente situação financeira, quer contratar novatos por um período de experiência. Mas, detalhe, quer pagar cerca de 300 reais aos trabalhadores.
° Pela lei, ninguém pode ganhar, no Brasil, menos que um salário mínimo.
° Analistas políticos garantem que a campanha de Dilma Houssef irá decolar e que o Planalto não teme ao principal candidato da oposição, José Serra, atual governador de São Paulo pelo PSDB.
° Mas as alfinetadas, as críticas, continuam recíprocas.
° E Lula fala, ao Estadão, que não pretende voltar a governar o Brasil em 2014. Segundo diz ele, o governo Dilma Houssef é para dois mandatos.
° Ele não quis dizer, entretanto, não estar disposto a voltar em 2.018
° Governo francês deverá iniciar sua última tentativa de resgatar as caixas pretas do avião da Air-France que caiu em 31 de maio do ano passado no Atlântico Sul, perto da Ilha de Fernando de Noronha, no Brasil.
° Modernas tecnologias serão usadas na operação, uma forma de tentar descobrir o que, de fato, derrubou o enorme avião e, com ele, mais de 200 almas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá