Debate político é parte da democracia

ROBERTO BARBOSA

Nunca rezei pela cartilha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, como ministro da Fazenda no Governo Itamar Franco, criou o Plano Real que o projetou para a presidência. No início, o Plano Real era bom, mas, depois, caiu na vala comum, posto que a desigualdade social no Brasil ainda é uma lástima, embora tenha caído o número de pessoas abaixo da linha da pobreza – isto, segundo dados do governo, não é o que se vê na prática!
Pois bem. Se eu sempre fui um crítico de FHC, mas devo admitirr, neste momento, que concordo com ele ao afirmar que a ministra da Casa Civil, Dilma Houssef, é um reflexo do líder, no caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta fazer de sua ministra, sua sucessora nas eleições deste ano.
Causa espanto ver que muitos estão admirados com esta polêmica toda. Afinal, estamos em ano eleitoral, quando é reforçado o debate político e as alfinetadas entre situação e oposição são comuns, parte sólida da democracia.
Muitas polêmicas de ambos os lados ainda vão surgir. Mas Lula, é bem verdade, não tem um líder à sua altura para substituí-lo.
Ele tinha em seu primeiro governo, o todo-poderoso José Dirceu, então escolhido Ministro da Casa Civil e articulador do governo que caiu [e caiu feio!] quando surgiram as denúncias do mensalão. Esse líder de Lula foi afastado do governo, passou uma chuva na Câmara dos Deputados e foi embora para casa cassado.
Como líder, José Dirceu ficou nos bastidores, aonde está até agora fazendo articulações como, por exemplo, da aliança do PT com o PMDB para reforçar as eleições deste ano. Entretanto, ele não poderia mais ser o indicado de Lula para concorrer à Presidência, nem agora, nem nunca mais. Assim, a solução foi eleger Dilma Houssef para a missão.
Dilma tem, ao seu lado, Lula, o grande líder, e a máquina administrativa, que lhe dá prerrogativas para participar de inaugurações de obras, assinatura de convênios, enfim, um leque de coisas a fazer até chegar junho, quando este tipo de coisa fica proibido para quem está concorrendo a algum cargo eletivo. José Serra tem o peso do PSDB, a maior ameaça de Lula, daí as polêmicas. Mas...Dilma é o reflexo do líder, e, assim, poderá vir a ser a futura presidente.
Tudo vai depender da capacidade de negociação entre as forças vivas dos partidos políticos e do poder de convencimento do eleitor que, hoje, não é mais tão alienado como “dantes”.

SALADA
° E, falando em mensalão, como sempre, ninguém foi para a cadeia. Nem Roberto Jefferson, autor das denúncias, nem José Dirceu nem ninguém.
° O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, abriu precedentes para que o governo Federal e estaduais sejam encostados na parede pelos servidores em busca de aumentos salariais.
° Tudo porque, em ano eleitoral, ou vai, ou racha.
° As Centrais Sindicais também vão pressionar o governo por melhorias salariais, afinal, não é só o funcionalismo público que almeja uma vida mais decente.
° Fico triste de ver que a Capela dos Pombos, em Belém, está à venda por falta de recursos. Tenho certeza, entretanto, que as autoridades irão se movimentar para que o templo não seja fechado, pelo contrário, entre em restauração o quanto antes.
° A Capela dos Pombos é uma tradição no Centro Comercial de Belém. A obra arquitetônica tem a assinatura de Antonio José Landi, o mesmo autor de obras com a Igreja das Mercês, a Catedral Metropolitana de Belém e a Igreja de Sant’Ana, todas no centro histórico da capital paraense.
° Registro o aniversário do sindicalista Antonio Caetano, diretor financeiro da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá – FETRACOM-PA/AP.
° População do município de São João da Ponta vem passando por situações tristes. Há menos de dois meses foi assassinado, na estrada de acesso aquela cidade do Nordeste do Estado, o secretário de Finanças. Agora, morreram, tragicamente, um pastor e sua família que seguiam para aquela cidade ontem à tarde.
° O veículo em que viajavam o pastor Valdo Souza Borges, 64, e sua família, foi esmagado por uma pick-up no Km 72 da Rodovia BR-316, à altura do município de Santa Izabel do Pará.
° Além de Valdo morreram sua esposa, a senhora Maria das Graças Lins Borges e o filho deles, Jeremias Borges.
° Causas do acidente são investigadas, porque não batem com a versão do motorista que teria provocado a tragédia, Waldiclécio Soares da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá