Finalmente apertaram o cerco a Arruda

ROBERTO BARBOSA

Outro dia eu comentava com um analista político de Belém acerca da impunidade para os homens de terno que furtam milhões do erário público e, embora se metam em grandes escândalos, escapam da prisão, seja pela deficiência das leis, seja pela omissão de integrantes do Poder Judiciário e seus agregados – Promotoria, etc. Finalmente, agora, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, deu um passo positivo ao encaminhar, ontem, à Procuradoria Geral da República, pedido de imediatas providências contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Essas medidas vão do afastamento do cargo à prisão do governador que é acusado pela Polícia Federal de chefiar o chamado “Mensalão do DEM”, através de cujo esquema eram pagas propinas a pessoas diretamente ligadas ao governo.
Na realidade, Arruda já deveria ter sido afastado do cargo, que pertence ao DEM e não a ele, segundo a legislação eleitoral. Só que, os caciques do partido, pareciam fazer vista grossa e se omitiam em exigir o cargo. Há quem diga que havia um acordo. Arruda sairia ileso do partido, pedindo seu desligamento para não ser obrigatoriamente expulso e, em troca, o partido não exigiria seu cargo.
Só que, com essa omissão, os caciques levaram o DEM a se afundar no esquema de conivência e, assim, não resta dúvida, que Arruda poderá ser, mesmo, afastado do cargo. Sem imunidade parlamentar, pode ir para a cadeia.
Ainda duvido disso, mas espero que, finalmente, comece a ser feita justiça e que não pare por aí. Tem muito político corrupto não apenas em Brasília, mas em todo o país, que já deveria estar preso. Gente que já saiu dos cargos através de renúncia, e que espera voltar novamente através do voto. Esses, cientes da impunidade, fazem crer que, em nova legislatura, os “pecados do passado ficam perdoados”. Que não seja mais assim!

SALADA
° Foi muito legal, ontem, a festa em homenagem a Antonio Caetano, diretor da UGT-Pará, que fez aniversário e esteve reunido com familiares, amigos, colegas de labuta e outros em uma casa noturna na Travessa Quintino Bocaiúva, área nobre de Belém.
° A cidade voltou a ficar alagada, ontem, em função das chuvas que caíram. Um transtorno que poderia ser minimizado se as pessoas se conscientizassem o quanto colaboram para esses dramas quando jogam lixo pelas ruas, nos igarapés, canais, valas, etc.
° E prossegue o clima apimentado de campanha política entre a candidata de Lula, Dilma Housseff, e a oposição chefiada, agora, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
° Detran paraense vai fechar o cerco contra os veículos que estão circulando pelas ruas de Belém com licenciamento em atraso.
° Até aí, tudo bem. Mas, melhor seria, se as autoridades cuidassem melhor das ruas que, cheias de buraco, elevam os custos de manutenção dos veículos. Os impostos são caros, mas o retorno para a população é quase nada. Isso é uma injustiça!
° A respeito de Dunga, técnio da Seleção Brasileira, não ter convocado o atacante Ronaldinho Gaúcho para o último amistoso, muitos comentaristas esportivos apostam que o “dentuço” está fora da Copa na África.
° Particularmente, acho que isso só se poderá dizer mesmo quando for feita a convocação final. E ainda tem a “voz do povo”, que é a “Voz de Deus”. Essa voz já fez diferença em outras oportunidades, levando até o “Baixinho” Romário a ser convocado. E ele fez diferença.
° Eu, particularmente, ainda acredito também, e bastante, em Ronaldo, agora, atleta do “Timão”.
° Muitos azulinos inveterados andam perguntando, “aonde está o Landu?” aquele atacante rebarbado que causava muitos problemas ao Remo, porém, fazia diferença ao chutar a bola para a rede.
° Além de um pastor, da Assembleia de Deus também perdeu em acidente, um diácono, em Tailândia. O desastre, envolvendo a motocicleta da vítima e um cavalo mecânico, ocorreu na segunda-feira passada.
° E caiu, nesta manhã, em São Paulo, um helicóptero de reportagem da TV Record. Segundo as informações da TV Globo, teria morrido na queda do aparelho o piloto. O helicóptero ficou rodopiando e depois caiu violentamente. Um cinegrafista muito nervoso foi levado ferido para um hospital.
° A aeronave fazia as imagens de cobertura de um assalto a uma agência do Banco do Brasil. O flagrante da queda foi feito pela TV Globo.
° A partir de hoje, este blog estará mostrando, diariamente, pontos belos do Pará, do Brasil e do mundo, ou fotos de flagrantes, denunciando fatos nocivos à sociedade, uma forma de melhor interagir com os internautas da blogsfera.
° Uma ampliação de serviços, digamos assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá