Plantação de maconha é destruída


Policiais civis e militares terão muito trabalho no maconhal até a próxima sexta-feira. Foto/Ascom-Polícia Civil
As polícias Civil e Militar deram início à destruição de cerca de 60 mil pés de maconha encontrados em 12 roças na zona rural de Moju, região do Baixo-Tocantins, nordeste do Estado. O trabalho só deverá encerrar na próxima sexta-feira, quando, então, as plantas serão incineradas. A área fica em um local de difícil acesso, por dentro da mata fechada, a cerca de 10 quilômetros de distância da estrada principal. Além da grande extensão do terreno, que fica dentro de uma fazenda desativada, as fortes chuvas dificultam ainda mais o acesso ao roçado e as buscas por novas plantações. O cultivo da erva na região foi descoberto no domingo passado, pelas equipes policiais de Moju. Na ocasião, dois traficantes foram presos em flagrante. Dez armas caseiras usadas em armadilhas nas roças e veículos utilizados no transporte da maconha coletada foram apreendidos.
Nessa terça-feira que passou, dia 2, equipes policiais de Moju e Abaetetuba retornaram à área e iniciaram a derrubada dos pés da erva. Eles tiveram apoio de homens da Prefeitura local. O acesso à área é muito difícil, segundo o delegado Hilton Monteiro Dias, titular da Delegacia de Moju. Para se chegar ao roçado, é preciso deixar as viaturas na estrada da Denpasa, que fica na altura do quilômetro 50, da Rodovia PA-150, e depois caminhar por cerca de uma hora e meia até localizar a primeira plantação. Cada roça era cultivada a uma distância de 30 metros, aproximadamente, uma da outra. Além das plantas, barracas de lona existentes em cada roça foram desativadas. Dentro delas, sacas de fertilizantes e outros produtos químicos, além de materiais usados no cultivo, como ferramentas, foram apreendidos.
Os policiais encontraram também nesses locais, maconha já prensada e pronta para ser vendida, o que indica que, além de cultivar a erva, o local servia como ponto de distribuição da droga. O delegado e as equipes constataram que todas as barracas, onde antes havia pessoas responsáveis em tomar conta das plantações, foram abandonadas às pressas, ainda no domingo, com a chegada dos policiais. “Cada uma das roças apresentava uma estrutura de irrigação montada para o cultivo, incluindo até poço artesiano com bomba hidráulica que enviava água até o local em que as ervas estavam plantadas”, explicou. Depois de encontrar a área do cultivo, as plantas começaram a ser cortadas no terreno. Hilton Dias ressalta que, pela quantidade de pés de maconha, a droga era vendida, não só no Pará, como era exportada para outros Estados brasileiros.
Pelas características das ervas, que apresentavam altura de até um metro, a colheita e preparo delas para o tráfico iria acontecer nos próximos dias. A ação policial contou com policiais civis da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, sob coordenação da delegada Andrezza Franco e do investigador Ronaldo Contente, chefe-de-operações da unidade, além de PMs de Abaetetuba e Moju. O delegado ressalta que as pessoas presas em flagrante, no domingo, permanecem recolhidas à disposição da Justiça e que as investigações prosseguem para identificar e prender os demais envolvidos no crime. A ação atende às determinações do delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, e do diretor de Polícia do Interior, Miguel Cunha, para intensificação do combate ao tráfico de drogas em todo Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá