Amazônia tem o maior aqüífero do mundo


Pesquisas comprovam o que ambientalista Camilo Viana, foto ao lado, já desconfiava há tempos sobre Alter do Chão

ROBERTO BARBOSA

Da reportagem local

Pela primeira vez, há dois anos, a provável existência do aqüífero de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, foi apresentada na reunião internacional da Cisa, sob orientação da doutora Oru Serrrya, professora da Universidade Federal do Pará. Naquele momento, mostrava-se para a comunidade científica internacional que possivelmente esta reserva de água potável seria a maior do mundo, ultrapassando o aqüífero do Guarany que envolve três países: Brasil, a partir do Estado do Rios Grande do Sul, Paraguai e Uruguai.
Médico e preservacionista, ex-vice-reitor da UFPa. e presidente da SOPREN (Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia), o Doutor Camilo Viana reitera que o aqüífero de Alter do Chão é muito diferente do Garany porque, além de ser o maior do mundo, conforme revelam os estudos, está situado apenas no solo brasileiro, mais precisamente, na Amazônia Paraense, ao contrário do primeiro, que envolve três nações.
Segundo ainda Camilo Viana, o aqüífero de Alter do Chão – caso os estudos se concretizem dentro do que se suspeita – será mesmo o maior do mundo por causa de sua profundidade no que diz respeito à reserva de água potável, acompanhando a toda região do Tapajós, ultrapassando a Zona Bragantina, o Caeté e a extremidade do Estado do Maranhão e do Nordeste do Brasil.

Comentários

Marilda Oliveira disse…
Prezados, tenho amigos espalhados pelo Pará;- o que me preocupa é o descaso dos nossos governantes omissos, corruptos e conivêntes, nada transparente com as riquezas que pertencem ao povo brasileiro, ao Brasil! sobre Belterra comento em meu blog HOJE, com Belterra e Alter do Chão nossa preocupação é muito maior... leia o link abaixo e poderá tirar suas próprias conclusões. Vamos divulgar, vamos a luta o governo tem que saber que o povo sabe da OMISSÃO GOVERNAMENTAL QUE DOA A PREÇO DE BANANA O PATRIMÔNIO PÚBLICO.
• http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2011/02/principe-charles-e-os-aquiferos.html
• Saudações,
• Marilda Oliveira
• São Paulo - SP

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá