Supermercados Líder e Nazaré desafiam a lei e a concorrência na capital paraense


Antonio Caetano de Souza, presidente do Sintcvapa, diz que vai recorrer

Direção dos dois grupos diz que não vai fechar as portas em nenhum dos feriados previstos no acordo com os trabalhadores

A disputa entre o Sindicato dos Proprietários de Supermercados e as redes Líder e Nazaré poderá prejudicar seriamente os trabalhadores em estabelecimentos supermercadistas de Belém. E tudo isso acontece porque os dois grupos não aceitam fechar em cinco feriados para que seus funcionários tenham, também, o direito de passar esses dias com seus familiares.
Nesta semana, o Sindicato dos Proprietários de Supermercados e o Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados fecharam o novo acordo coletivo referente à data-base dos trabalhadores que transcorreu no dia primeiro de março. O acordo foi homologado no Tribunal Regional do Trabalho, 8ª Região.
Pelo acordo firmado, as lojas de supermercados deverão fechar as portas no dia 1º de maio, Dia do Círio (segundo domingo de outubro), dia do Comerciário (30 de outubro), Dia de Natal, e Dia de Ano-Novo. E tem mais: nas vésperas de Natal e Ano-Novo, as lojas devem fechar suas portas pontualmente às 20h. Quem não cumprir o que está estabelecido no acordo vai pagar multa de R$ 1.000,00 por cada trabalhador em serviço.
Pois bem: Líder e Nazaré se desligaram do sindicato patronal e, em função disso, afirmam que não irão obedecer nada quanto a essa parte do acordo. Para completar, segundo afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados, Antonio Caetano de Souza, o desembargador Georgenor Franco concorda que o acordo não seja levado a termo pelos grupos empresariais que não integram o sindicato patronal, o que, afirma o sindicalista, está totalmente fora do padrão, contra a lei, pois “se é acordo coletivo, atinge toda uma categoria, independente de estar ou não ligada a qualquer dos sindicatos envolvidos. O benefício atinge todo mundo”.

CONCORRENTES PREJUDICADOS
Uma fonte do sindicato patronal que pediu para não ser identificada, revelou à reportagem que a decisão dos grupos Líder e Nazaré de não obedecer ao que estabelece o acordo coletivo e abrirem suas portas em todos os feriados previstos no acordo abre precedentes para que os supermercados associados também se sintam na obrigação de funcionarem normalmente por causa da concorrência.
Em função disso, o sindicato dos trabalhadores (SINTCVAPA), deverá entrar com ação junto ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, para obrigar as duas redes a cumprirem o que está firmado no acordo. Esse recurso tem o apoio do sindicato patronal, pois, faz tempo, as duas redes vem desobedecendo o que está estabelecido. “Com isso quem fica prejudicado é o trabalhador, porque, no final das contas, todo mundo vai acabar trabalhando”, disse a fonte.
A reportagem tentou entrar em contato diversas vezes com o senhor Oscar Rodrigues, proprietário do Grupo Líder, porém, todas as vezes que nos atendiam ao telefone, falavam que ele não se encontrava. Também nenhum gerente quis se reportar acerca do assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá