Deputados derrubam veto e Santa Izabel do Pará entra na Grande Belém

ROBERTO BARBOSA

Os deputados estaduais derrubaram, ontem, por 33 votos, o veto da governadora Ana Júlia Carepa ao projeto de estender a região metropolitana até Santa Izabel do Pará. O município fica localizado a apenas 36 quilômetros de Belém.
Segundo a deputada Regina Barata, o veto de Ana Júlia se devia aos estudos de impactos que inviabilizavam a inclusão de Santa Izabel do Pará na Grande Belém. Esses estudos teriam sido feitos nos governos de Almir Gabriel e Simão Jatene que, em função disso, teriam preferido manter o projeto no esquecimento. Todavia, o deputado José Megale, que fala pelo PSDB, diz que não tem nada a ver essa história, defendendo os dois ex-antecessores do atual governo.
Entre as justificativas para o veto governamental ao projeto estavam a falta de estrutura do vizinho município para arcar com o ônus de se transformar em cidade da zona metropolitana. Contudo, segundo Regina Barata, como é um anseio da população local, certamente que a governadora irá acatar a decisão dos deputados estaduais e estender para Santa Izabel do Pará uma série de benefícios, como recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.
Outro detalhe é quanto ao transporte coletivo urbano, que deverá ter tarifa igual ao da capital paraense e com veículos à disposição da população nos horários normais, o que é uma luta da população local. Na verdade, várias linhas de ônibus já operam a linha Santa Izabel do Pará-Belém ao preço de R$ 1,85, porém, custam muito a passar e, depois das 22 horas, fica mais difícil ainda.
Fazendo parte da zona metropolitana, o próprio município de Santa Izabel do Pará terá de se adequar às normas do que acontece na capital, sobretudo no quesito transportes coletivos urbanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá