Belo Monte: quando o governo quer...

ROBERTO BARBOSA

Pode até ser que este comentário venha a ser muito criticado; que digam que eu estou falando besteira, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas, fosse para aumentar o valor do salário mínimo para um patamar de vida digna para cada brasileiro, ocorreria muita celeuma, teria de haver a aprovação da Câmara, do Senado, etc., etc.
Como o governo quer porque quer construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, não importa quantas liminares tenham de ser derrubadas e não há dificuldade no judiciário para que o trator de guerra passe esmagadoramente por cima dos anseios das populações envolvidas.
O Ministério Público Federal, que está na contramão dos interesses do Governo Federal, ainda tem esperanças de embargar a licença prévia para construção da hidrelétrica, principal empreendimento do Programa de Aceleração da Economia, que consumirá R$ 19 bilhões é um dos principais motes, ou mola propulsora para fazer decolar a campanha de Dilma Rousseff rumo à Presidência da República, ela que aparece, hoje, com 29% contra 36% da preferência popular para José Serra, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública – Ibope.
Construir Belo Monte, para o governo Lula, é uma questão de honra, e não importa os danos ambientais que a imensa obra irá causar, os prejuízos para a fauna e flora, assim como, para as populações residentes na área entorno ao Rio Xingu, que terá seu curso completamente alterado.
Como eu falei há poucos dias, Belo Monte ainda irá dar muito o que falar, mas, o certo mesmo, é que será a obra executada. Quanto ao salário mínimo, este continuará a passo de cágado, afinal, o governo e os políticos só querem saber do povo em ano eleitoral. Nos demais anos, o que interessa é contemplar as classes poderosas, como a dos construtores envolvidos na mega-obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá