PMDB do Pará na saia justa

ROBERTO BARBOSA

No domingo passado eu falava acerca da indefinição dos nomes dos candidatos que concorrerão em outubro ao governo do Estado, emparedando, por assim dizer, com a atual governadora Ana Júlia Carepa. Eu comentava sobre a situação do presidente estadual do PMDB, Jader Barbalho, que ainda não se definira quanto a continuar apoiando a governadora ou ao seu amigo, o ex-governador Simão Jatene, que já demonstrou mesmo sua vontade de voltar a ocupar do Palácio dos Despachos.
Surgiram boatos, ontem, que alguns segmentos do PMDB paraense achavam que já estava na hora de o partido se definir para outubro deste ano, afinal, todo o clima de mistério que quis, já havia conseguido provocar.
Pois bem, com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fechar com o PMDB para indicar o nome do vice na chapa de Dilma Roussef, que poderá vir a ser o atual presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, na convenção nacional do partido, em junho, tudo leva a crer que no Pará, Barbalho acabe por fechar mesmo com Ana Júlia, de quem é aliado desde o início do governo do PT.
Todavia, há rumores nos bastidores da política, que Barbalho pode vir a repetir o que fez na campanha para reeleição de Fernando Henrique, quando apoiou o PSDB em nível nacional, mas não fechou com o PSDB do Pará que reelegeria Almir Gabriel, de quem o deputado peemedebista era inimigo de carteirinha. Assim, aconteceu o inusitado naquela época: o PMDB apoiou a si mesmo, com o então candidato Benedito José Priante e depois, se bandeou pelos lados do PT.
Acredita-se que, nos próximos dias, ocorra uma definição a nível estadual, onde, por enquanto, são candidatos ao governo do Estado apenas Ana Júlia Carepa, atual governadora do Pará, e Simão Jatene, ex-governador.
Fala-se que o PMDB vai sair com candidato próprio, que seria o próprio José Priante, mas Barbalho ainda não se definiu se concorre a uma vaga ao Senado ou se continuará disputando a Câmara dos Deputados, a exemplo do que vem fazendo nos últimos tempos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá