Dieese e centrais sindicais realizam seminário visando o Dia do Trabalho

Organizada pelas centrais sindicais UGT, CUT, FORÇA SINDICAL, CTB e Nova Central Sindical, a semana que antecede ao feriado do Dia do Trabalho, no próximo sábado, 1° de Maio, começou com o “I Seminário Estadual: Desenvolvimento Econômico e Social do Pará com Empregos e Qualificação Profissional”, coordenado pelo Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos – DIEESE. O evento começou às 9h e se realizou no auditório refrigerado do Sindicato dos Urbanitários, na Avenida Duque de Caxias, esquina com Travessa Dr. Enéas Pinheiro, no bairro do Marco, em Belém.
Inicialmente, os participantes se credenciaram ao evento. No começo dos trabalhos foi composta a mesa pelos presidentes da UGT-PA, companheiro Zé Francisco; da CTB, Marcão; da CUT, Miriam; da Força Sindical, Ivo; e pelo superintendente do DIEESE, Roberto Sena, que foram convidados a permanecer de pé para a saudação ao Pavilhão Nacional, após o que, cada presidente de central teve cinco minutos para dar a sua palavra de apresentação, ressaltando a importância de se discutir a questão do desenvolvimento no Estado e a absorção dos postos de trabalho abertos com esses novos investimentos que aqui estão chegando pela mão-de-obra que está sendo qualificada.
O seminário contou com quatro breves palestras proferidas pelo superintendente do DIEESE, Roberto Sena; por Dário Lemos, da FIEPA; José Roberto Rodrigues, do Sinduscon-Pa; e Maurílio Monteiro, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, na ocasião, também representando a governadora Ana Júlia Carepa.
Iniciando, Roberto Sena mostrou a evolução da geração de postos de trabalho no Pará e falou da importância de se valorar a mão-de-obra ofertada pelo Pará, onde serão gerados nos próximos quatro anos em torno de 140 mil novos empregos.
Representando a FIEPA, Dário Lemos destacou os pontos onde o SENAI está promovendo cursos de qualificação profissional com apoio das indústrias, bem como, citou as modalidades de cursos promovidos.
Pelo SINDUSCON, José Roberto Rodrigues explicou que os cursos estão sendo direcionados conforme as demandas, isto é, de acordo com a necessidade de cada área do Estado do Pará, onde há concentração de obras no que tange a edificações, já que o órgão não trata de construção pesada.
A última palestra foi realizada pelo secretário de Estado de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia, Maurílio Monteiro, o qual anunciou investimentos no Pará da ordem de R$ 109 bilhões entre 2011 e 2014. Esses investimentos serão feitos principalmente no setor energético e de mineração, mas, também, serão contemplados os setores de habitação.
Na oportunidade, Monteiro exortou para que os empresários e as classes trabalhadoras levantem a voz pelo não aumento da taxa de juros, pois “estamos vivendo um período de grandes investimentos, mas esta é, também, a hora de grandes negociações entre trabalhadores e empregadores”, acentuou ele afirmando que o país tem uma meta de crescimento do PIB que deverá ser superada pelo Estado do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá