Projeto da Casa da Juventude aborda questão agrária e linguagem


O evento se desenvolveu durante o último sábado, no Centur. Foto: Agência Pará

Terra, campo, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e linguagens foram as palavras-chaves que marcaram o segundo evento do projeto Da Casa ao Campus, no último sábado (10), no Centur. Pela manhã, ocorreu a mesa redonda “Movimentos Sociais e Cidadania: a questão agrária no Brasil”, que mediada pelo coordenador do projeto, o professor Cássio de Andrade, reuniu explanações dos professores Aluísio Fernandes da Silva Júnior (NPI/UFPA), Maria Marize Duarte (UEPA) e Vasti da Silva Araújo (UEPA).
Apresentando a temática sobre a história agrária e concentração da terra no Brasil, o professor Aluísio Júnior, geógrafo e doutorando pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, discorreu sobre o complexo processo histórico da concentração fundiária no Brasil com uso de mapas dos conflitos agrários.
A professora Marize Duarte, doutora em Ciências Sociais, expôs sobre a organização do espaço rural e urbano no Pará, populações tradicionais, novos atores, conflitos e territorialidades, por meio de sistemática análise dos conceitos que envolvem os conflitos e os movimentos sociais em sua tipologia.
Em seguida, coube à professora Vasti Araújo, mestra em Linguística e Teoria Literária, abordar a face interdisciplinar do tema discorrendo sobre a influência da questão agrária na produção literária nacional e regional.
Durante os debates com os alunos, os problemas da divisão do Pará, os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e o conflito de Eldorado de Carajás vieram à tona nas questões encaminhadas à mesa e deram o tom das discussões ricas e acaloradas.
À tarde, a pedagoga Rúbia Monteiro e o professor de Língua Portuguesa e Redação, Júlio Reis, ambos do Sistema de Ensino Universo, ministraram o “aulão” de Língua Portuguesa. Rúbia Monteiro, que é coordenadora pedagógica do Universo, explanou sobre as principais modificações dos processos seletivos das instituições de ensino superior para 2011, com o uso total ou parcial do ENEM.
O professor Júlio Reis explicou sobre as principais funções da Língua Portuguesa, alternando suas exposições com músicas e poesias dos principais compositores e cantores nacionais.
Recomeçaram ontem as oficinas de Redação, ministrada pela professora Waldinett Torres e a equipe de monitores da UEPA, na Tenda da Juventude. Elas seguem até o dia 16 e atendem 250 pessoas.
As inscrições para o terceiro evento acontecerão a partir de 26 de abril. A próxima mesa redonda será dia 15 de maio e tratará sobre “Mundos do Trabalho no Brasil e no Mundo: trabalho, ciência e tecnologia”. Haverá, ainda, “aulão” de Matemática e oficina de Redação.

Projeto
O projeto Da Casa ao campus é realizado pelo Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude, mais conhecido como CASA da Juventude, mantida pelo Governo do Estado, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Sistema de Ensino Universo. Todas as atividades do projeto “Da Casa ao Campus” são gratuitas e o objetivo é dar oportunidade aos estudantes do ensino médio os meios possíveis para facilitar o acesso da juventude paraense ao ensino superior.

Serviço:
Da Casa ao Campus. Inscrições gratuitas a partir de 26 de abril. Para participar é necessário apresentar o RG e realizar a inscrição na CASA da Juventude, que fica na Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur. Mais informações: 91 – 3223 3437.
(Cleide Magalhães)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá