Bando agarrado antes de resgatar preso


Fábio, ao lado, conseguiu fugir depois de trocar tiros com a Polícia. Foto:Ascom/Polícia Civil
Uma quadrilha formada por ex-presidiários pretendia resgatar um preso em Paragominas, nordeste do Pará, mas foi impedida e presa por policiais civis e militares, antes do crime. Railson de Paula Eveston, conhecido por “Rai”; Valter Sousa Santana e Jonas Leal Alves foram presos no momento em que iriam assaltar a casa de uma empresária no bairro Promissão I. Durante o roubo, o bando iria levar o carro da vítima para usá-lo no resgate. O quarto integrante do bando, Fábio Souza Abreu, trocou tiros com os policiais e conseguiu fugir. Os bandidos planejavam resgatar o presidiário Ronivom Pinheiro da Silva, conhecido por “Roni”, preso desde fevereiro do ano passado, no Presídio Regional de Paragominas, por envolvimento em assaltos na região e nos Estados do Amapá e Maranhão.
Os policiais tinham informações de que os bandidos iriam invadir a casa, por volta de 21h30, de sábado, 13. Diante disso, eles foram até o local onde abordaram inicialmente dois dos três acusados presos. Eles estavam monitorando a movimentação no imóvel. No momento em que familiares da vítima chegaram à residência em três carros, dois comparsas em uma moto também chegaram ao local. Ao abrirem o portão da casa, os familiares da empresária foram surpreendidos pelos bandidos Railson, que conduzia a moto, e Fábio Abreu, que estava na garupa do veículo com revólver em punho. Nesse momento, os policiais entraram em ação para impedir o crime. Fábio, que estava armado, reagiu e atirou contra os policiais. Ele foi baleado, porém, mesmo assim, conseguiu fugir.
Segundo apuraram os policiais, o presidiário iria simular uma crise semelhante a um ataque epilético, no domingo, no horário das visitas. Assim, ele seria conduzido pelos agentes prisionais para atendimento no hospital municipal. Os bandidos fariam o resgate no trajeto até o hospital. Eles já eram investigados por envolvimento em um assalto ocorrido no Maranhão.
O trabalho policial contou com informações repassadas por policiais federais. Os presos já respondem por outros assaltos e até homicídio.
Valter Sousa Santana é maranhense natural de Imperatriz (MA). Ele esteve preso por crime de roubo contra uma distribuidora de gás, no município de Aurora do Pará e foi liberado, por ordem judicial, em janeiro deste ano. Jonas Leal Alves é natural de Castanhal e já foi preso por roubo, passando dois anos recolhido pelo crime. Já Railson de Paula Eveston é ex-presidiário da Comarca de Paragominas. Ele cumpriu pena por mais de dois anos pelo crime de homicídio e obteve alvará no início do ano de 2010. Os presos estão recolhidos à disposição da Justiça. Fábio Sousa Abreu cumpriu mais de dois anos de cadeia. Os quatro bandidos já conheciam o presidiário Ronivom Pinheiro da Silva do Presídio Regional de Paragominas, na época em que estiveram presos na casa penal. Além deles, haviam outros que comandavam a ação dos bandidos, os quais ainda estão sendo investigados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá