Bando agarrado antes de resgatar preso


Fábio, ao lado, conseguiu fugir depois de trocar tiros com a Polícia. Foto:Ascom/Polícia Civil
Uma quadrilha formada por ex-presidiários pretendia resgatar um preso em Paragominas, nordeste do Pará, mas foi impedida e presa por policiais civis e militares, antes do crime. Railson de Paula Eveston, conhecido por “Rai”; Valter Sousa Santana e Jonas Leal Alves foram presos no momento em que iriam assaltar a casa de uma empresária no bairro Promissão I. Durante o roubo, o bando iria levar o carro da vítima para usá-lo no resgate. O quarto integrante do bando, Fábio Souza Abreu, trocou tiros com os policiais e conseguiu fugir. Os bandidos planejavam resgatar o presidiário Ronivom Pinheiro da Silva, conhecido por “Roni”, preso desde fevereiro do ano passado, no Presídio Regional de Paragominas, por envolvimento em assaltos na região e nos Estados do Amapá e Maranhão.
Os policiais tinham informações de que os bandidos iriam invadir a casa, por volta de 21h30, de sábado, 13. Diante disso, eles foram até o local onde abordaram inicialmente dois dos três acusados presos. Eles estavam monitorando a movimentação no imóvel. No momento em que familiares da vítima chegaram à residência em três carros, dois comparsas em uma moto também chegaram ao local. Ao abrirem o portão da casa, os familiares da empresária foram surpreendidos pelos bandidos Railson, que conduzia a moto, e Fábio Abreu, que estava na garupa do veículo com revólver em punho. Nesse momento, os policiais entraram em ação para impedir o crime. Fábio, que estava armado, reagiu e atirou contra os policiais. Ele foi baleado, porém, mesmo assim, conseguiu fugir.
Segundo apuraram os policiais, o presidiário iria simular uma crise semelhante a um ataque epilético, no domingo, no horário das visitas. Assim, ele seria conduzido pelos agentes prisionais para atendimento no hospital municipal. Os bandidos fariam o resgate no trajeto até o hospital. Eles já eram investigados por envolvimento em um assalto ocorrido no Maranhão.
O trabalho policial contou com informações repassadas por policiais federais. Os presos já respondem por outros assaltos e até homicídio.
Valter Sousa Santana é maranhense natural de Imperatriz (MA). Ele esteve preso por crime de roubo contra uma distribuidora de gás, no município de Aurora do Pará e foi liberado, por ordem judicial, em janeiro deste ano. Jonas Leal Alves é natural de Castanhal e já foi preso por roubo, passando dois anos recolhido pelo crime. Já Railson de Paula Eveston é ex-presidiário da Comarca de Paragominas. Ele cumpriu pena por mais de dois anos pelo crime de homicídio e obteve alvará no início do ano de 2010. Os presos estão recolhidos à disposição da Justiça. Fábio Sousa Abreu cumpriu mais de dois anos de cadeia. Os quatro bandidos já conheciam o presidiário Ronivom Pinheiro da Silva do Presídio Regional de Paragominas, na época em que estiveram presos na casa penal. Além deles, haviam outros que comandavam a ação dos bandidos, os quais ainda estão sendo investigados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação

Povo esquecido e abandonado no Tapanã