Ramos dão início à Semana Santa





Procissão de Ramos da Sagrada Família teve início na Estrada da Ceasa, no Curió, sob a presidência do Padre Aguinaldo. Fotos: Roberto Barbosa

ROBERTO BARBOSA

Milhões de católicos no Brasil inteiro saíram às ruas levando ramos para louvar a Jesus Cristo, iniciando, assim, a Semana Santa, a redenção do trabalho messiânico em prol do povo de Deus. Na capital paraense e zona metropolitana, fiéis de 59 paróquias, capelas e comunidades participaram na manhã deste domingo de procissões e missas com a bênçãos de ramos que lembra a entrada de Cristo montado em um jumentinho para abençoar as multidões. Padre Aguinaldo, da Paróquia da Santa Cruz, no bairro do Marco, que presidiu a celebração da comunidade Sagrada Família, no bairro do Curió, periferia de Belém, disse que hoje o povo aplaude Jesus para entregá-lo à morte, e morte de Cruz, na Sexta-Feira Santa.
Este é um dos períodos mais fortes de evangelização da Igreja Católica, pois, além de os fiéis refletirem sobre o martírio de Jesus Cristo, ainda o fazem em comunhão com a Igreja que, neste ano, realiza a Campanha da Fraternidade Ecumênica, envolvendo diversas instituições cristãs não-católicas.
Com o tema "Economia e Vida" e lema "Você não pode servir a Deus e ao dinheiro", a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil chama atenção para a desigualdade social em que vive o povo brasileiro, onde muitos tem demais e outros nada tem. Chama atenção para o fato de que Jesus veio ao mundo exatamente para estar ao lado dos mais oprimidos e que a Igreja, em função disso, fez uma opção preferencial pelos pobres. "Não significa que o rico tem de ser condenado e ir para o inferno. Significa que temos que ser fraternos, temos de ser irmãos, porque somos todos iguais diante do Criador", diz Padre Aguinaldo.
O religioso lembra que, em Belém, a Semana Santa será vivida intensamente pelos católicos, principalmente agora que a Arquidiocese já está com seu novo pastor e bispo, Dom Alberto Taveira, que já presidiu solene celebração eucarística na Catedral de Belém e deve presidir as cerimônias da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, culminando, assim, com a Páscoa, a maior festa do calendário litúrgico católico no mundo inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá