Ramos dão início à Semana Santa





Procissão de Ramos da Sagrada Família teve início na Estrada da Ceasa, no Curió, sob a presidência do Padre Aguinaldo. Fotos: Roberto Barbosa

ROBERTO BARBOSA

Milhões de católicos no Brasil inteiro saíram às ruas levando ramos para louvar a Jesus Cristo, iniciando, assim, a Semana Santa, a redenção do trabalho messiânico em prol do povo de Deus. Na capital paraense e zona metropolitana, fiéis de 59 paróquias, capelas e comunidades participaram na manhã deste domingo de procissões e missas com a bênçãos de ramos que lembra a entrada de Cristo montado em um jumentinho para abençoar as multidões. Padre Aguinaldo, da Paróquia da Santa Cruz, no bairro do Marco, que presidiu a celebração da comunidade Sagrada Família, no bairro do Curió, periferia de Belém, disse que hoje o povo aplaude Jesus para entregá-lo à morte, e morte de Cruz, na Sexta-Feira Santa.
Este é um dos períodos mais fortes de evangelização da Igreja Católica, pois, além de os fiéis refletirem sobre o martírio de Jesus Cristo, ainda o fazem em comunhão com a Igreja que, neste ano, realiza a Campanha da Fraternidade Ecumênica, envolvendo diversas instituições cristãs não-católicas.
Com o tema "Economia e Vida" e lema "Você não pode servir a Deus e ao dinheiro", a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil chama atenção para a desigualdade social em que vive o povo brasileiro, onde muitos tem demais e outros nada tem. Chama atenção para o fato de que Jesus veio ao mundo exatamente para estar ao lado dos mais oprimidos e que a Igreja, em função disso, fez uma opção preferencial pelos pobres. "Não significa que o rico tem de ser condenado e ir para o inferno. Significa que temos que ser fraternos, temos de ser irmãos, porque somos todos iguais diante do Criador", diz Padre Aguinaldo.
O religioso lembra que, em Belém, a Semana Santa será vivida intensamente pelos católicos, principalmente agora que a Arquidiocese já está com seu novo pastor e bispo, Dom Alberto Taveira, que já presidiu solene celebração eucarística na Catedral de Belém e deve presidir as cerimônias da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, culminando, assim, com a Páscoa, a maior festa do calendário litúrgico católico no mundo inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação

Povo esquecido e abandonado no Tapanã