Belém na expectativa da chegada de Dom Alberto, novo arcebispo metropolitano



Monsenhor Raimundo Possidônio ao lado de Dom Alberto Taveira, no primeiro encontro com a imprensa, mês passado, na Cúria Metropolitana. Foto: Roberto Barbosa
ROBERTO BARBOSA

Chega amanhã, às 11h, em Belém, o arcebispo eleito de Belém pelo Papa Bento XVI, Dom Alberto Taveira Corrêa, que deverá ser empossado no cargo na quinta-feira, a partir das 19h, pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldiseri, que representa Sua Santidade. A solenidade de posse vai acontecer na Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Belém.
Dom Alberto desembarca no final da manhã de amanhã no Aeroporto Internacional de Belém e deve seguir em carreata pelas ruas da capital até à residência episcopal, na Rua Dr. Moraes, bairro de Nazaré, área nobre da cidade. À tarde e à noite, ele deve cumprir agenda protocolar, inclusive de encontro com as autoridades e uma coletiva com a Imprensa, além de assistir a um show sacro. No dia seguinte, o ponto culminante é a solenidade de posse durante solene celebração eucarística.
A carreata está sendo organizada pela Cúria Metropolitana, envolvendo todas as 58 paróquias da Arquidiocese de Belém, sociedade civil organizada, instituições, entidades, etc. No trajeto, diversas homenagens devem ser feitas ao arcebispo que estará desfilando em carro aberto para abençoar a população ao lado do arcebispo emérito, Dom Vicente Joaquim Zico, e do administrador diocesano, Monsenhor Raimundo Possidônio.
Já a partir de domingo, Dom Alberto inicia as pregações da Semana Santa que partem do Domingo de Ramos, deve ser o pregador do Sermão das Sete Palavras na Capela do Colégio Santo Antonio, a partir das 12h da Sexta-Feira Santa, bem como, irá presidir a solenidade da Vigília Pascal, que marca o início do tempo litúrgico da Páscoa, considerada a principal festa do calendário católico.
Depois dessas solenidades, há previsão de uma série de viagens inclusive ao exterior, além de vasta agenda de compromissos que o novo arcebispo de Belém ainda tem a cumprir em Palmas, de onde veio transferido para a capital paraense.
Acredita Monsenhor Raimundo Possidônio que há muito trabalho a realizar e que as visitas às paróquias da arquidiocese talvez ainda nem se iniciem neste ano. Dom Vicente Zico exercerá a função de Vigário Geral da Arquidiocese.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá