Salve as mulheres!


A foto ao lado mostram Nazaré Barbosa, minha mulher, ao centro, minha sobrinha Giovanna e, ao na direita, Fátima, minha irmã que, comigo, conheceram Laura, Chiquita e Didia, as mulheres de nossas vidas
ROBERTO BARBOSA

"Por trás de um grande homem, sempre tem uma grande mulher", diz o dito popular, e não é pra menos. Por trás de Jesus Cristo, o grande pacificador da humanidade, que se entregou de braços abertos numa cruz para apagar os pecados do mundo, com infitina misericórdia, lá estava sua mãe Maria Santíssima, que a tudo viu com nobreza, Ela que amamentou, Ela que viu seu crescimento, Ela que lhe disse o momento de fazer sua revelação como sendo o Filho do Homem nas bodas de Caná da Calileia.

Nossa Senhora, poder-se-ia dizer que, hoje, está encarnada em cada mãe no mundo inteiro que pratica as mesmas atividades e toma as mesmas atitudes em relação aos filhos, assim como, participa na luta pelo bem comum e pela sua independência no direito de contribuir com o advento de dias melhores.

Eu, na minha vida, tive muitas mulheres que me ajudaram e tenho hoje uma ímpar que faz parte de mim, ao lado da qual me sinto protegido, me sinto completo. Desde Laura Barbosa, passando por Francisca Barbosa, Raimunda Joana Barbosa e Nazaré Sarmento Barbosa, elas me viram nascer, me acompanharam e agora, a última, me vê no "coração" da vida a lutar, igualmente, pelo bem comum.

Mas assim como essas mulheres tiveram e tem papel importante na minha vida, acho que todos nós, homens, poderíamos observar a importância da mulher como ser humano pensante que tem os mesmos direitos e merece, por assim dizer, toda a nossa veneração e respeito.

Fico triste ao saber dos índices de violência contra a mulher e que, neste país, seja obrigado a se ter delegacias para defender o chamado "sexo frágil", como se fosse uma cota. Meu Deus!

E digo mais: "sexo frágil" uma vírgula! Nós homens, somos muito mais frágeis à dor do que a mulher, que coloca a humanidade neste mundo de meu Deus, sofre e tem coração, ao passo que muitos de nós não temos sentimentos de piedade, nos prendendo ao nosso egoísmo e machismo patéticos.

Não vivemos sem as mulheres, elas são um dos nossos ideais de ser e de viver. Neste Dia Internacional da Mulher, quero me solidariezar com todas as mulheres que sofrem neste mundo, e dizer que rezo para que todas realizem seus sonhos e tenham o direito de opinar, ainda que a opinião possa num momento parecer errada, sem serem molestadas por esse direito de dizerem o que pensam; que todas, hoje e doravante, tenham direito de opinar, de fazer e de agir com o mesmo pé de igualdade que os homens tomaram para si como se fossem os donos da verdade e do mundo. Parabéns às mulheres pobres, ricas, negras, brancas, índias, formadas, analfabetas, famosas, anônimas. Todas, igualmente, são criaturas de Deus, que tem o coração de Deus por serem, também, feitas às sua imagem e semelhança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá