UGT Pará homenageia a governadora do Pará


Ana Júlia ladeada por dirigentes ugetistas chefiados por José Francisco e Cristina Nascimento. Foto: Agência Pará
A União Geral dos Trabalhadores no Pará, através de sua Secretaria da Mulher, promoveu, na tarde de ontem, segunda-feira, 08 de março, intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no auditório da Imprensa Oficial do Estado do Pará, para onde convergiram cerca de duzentas pessoas entre homens e mulheres que foram ouvir da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, o que está sendo feito no implemento de políticas públicas afirmativas voltadas para o interesse da mulher paraense. O evento, na verdade, foi de grande confraternização e qualificação. Além da governadora Ana Júlia, também a professora universitária e representante da OAB-PA, Dra. Valena Jacob, proferiu palestra com o tema “A Mulher e o Voto”, em que discorreu sobre a questão da mulher e a política, fazendo um paradoxo entre a consciência política feminina no passado e no momento atual onde o governo do Estado tem à frente uma mulher, oriunda das lutas sindicais.
Durante sua palestra, a governadora Ana Júlia Carepa destacou que ainda há muita desigualdade a ser superada entre homens e mulheres, mas falou sobre alguns avanços do atual governo do Estado em favor das mulheres, como o Primeiro Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, lançado na última quinta-feira (4), por meio de decreto; a criação de mais 12 Delegacias da Mulher; a construção de celas femininas nas delegacias, e o programa Rios de Saúde, que leva à população ribeirinha exames de prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de ações nas áreas de saúde, educação e cidadania.
Por muitos anos, as mulheres lutavam por um órgão que as defendesse. Foi o governo Ana Júlia que criou a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). E a governadora acrescentou que maioria do público atendido pelo CredPará é de mulheres, as quais tem o menor índice de inadimplência no programa.
O presidente da UGT Pará e secretário nacional de Direitos Humanos, José Francisco Pereira, salientou a importância da mulher na vida sindical brasileira afirmando ser sensível à igualdade de gêneros, o que faz da UGT uma central diferente, porque é cidadã, sendo, este, o seu maior compromisso em relação ao desenvolvimento social brasileiro.
Para José Francisco, a luta da mulher é ímpar e deve ser cada vez mais ferrenha no sentido de que se corrija as discrepâncias salariais e que o mercado de trabalho seja aberto igualitariamente a todos.
Entre os homenageados que receberam a plaqueta e o Diploma Mulher UGT 2010 estão a governadora Ana Júlia Carepa, por ser a primeira governadora do Pará e que teve suas origens no movimento sindical; o sindicalista José Francisco, por sua sensibilidade às questões de gênero; a OAB-Pa. por sua parceria no combate às desigualdades e discriminação contra a mulher; e a jornalista e dirigente sindical Cristina Nascimento, por sua dedicação e empenho ao movimento sindical paraense.
Ao final do evento, que foi organizado pelas sindicalistas Marilene Damasceno (secretária para Assuntos da Mulher da UGT-Pará) e Vera Pacheco (secretária adjunta da mesma secretaria), respectivamente diretoras do Sinthosp e do Sec-Pará, ocorreu distribuição de camisas e flores para as mulheres que se fizeram presentes, além de ter sido servido um coquetel, em momentos de grande congraçamento, como disse, depois, a jornalista Cristina Nascimento que também integra a executiva da UGT-Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá