Catedral lotada para posse de Dom Alberto


Catedral de Belém, festivamente preparada para a solenidade de ontem à noite, quando recebeu o novo Arcebispo Metropolitano. Foto: Roberto Barbosa
ROBERTO BARBOSA

Dezenas de bispos, centenas de padres, diáconos e freiras, milhares de fiéis. A Catedral Metropolitana de Santa Maria de Belém ficou pequena para abrigar tantas pessoas, milhares das quais tiveram de se contentar em permanecer na praça em frente ao templo, observando pelos telões o que se passava. Foi assim que aconteceu, na noite de ontem, a posse de Dom Alberto Taveira Corrêa como arcebispo metropolitano de Belém, eleito pelo Papa Bento XVI e empossado pelo representante do Vaticano no Brasil, cardeal Dom Lorenzo Baldisseri, que fez a leitura da bula papal e depois conduziu o arcebispo à cátedra da capital paraense.
Depois deste ritual, Dom Alberto foi saldado por todos os bispos presentes, entre eles Dom Orani João Tempesta, ex-arcebispo de Belém, e Dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo emérito da capital paraense que foi citado em homenagem pelo cardeal Baldisseri, que também prestou homenagem a Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata que, por quase um ano, esteve à frente da Arquidiocese de Belém, na condição de administrador diocesano.
Terminados os rituais da posse, Dom Alberto dirigiu novamente para a frente da Catedral, ocasião em que vestiu os paramentos para a celebração de sua primeira missa já na condição de Arcebispo de Belém. Ele passou em procissão pelo meio da multidão que foi abençoada.
A governadora Ana Júlia Carepa foi uma das autoridades convidadas pela Igreja de Belém a participar da solenidade que contou, ainda, com a presença de milhares de fiéis católicos que vieram da cidade de Palmas, no Tocantins, para entregar em Belém seu ex-arcebispo, o qual muito fez crescer a fé naquela cidade. Disseram que Dom Alberto é uma pessoa simples, cujo sorriso encanta, mas cujo trabalho também se mostra eficaz na evangelização.

MOVIMENTAÇÃO
Desde cedo milhares de fiéis se dirigiram para a Catedral de Belém no sentido de tomar o melhor assento, o melhor lugar para não perder nada das solenidades que contaram com cânticos tradicionais. Contudo, o templo, que é considerado um dos mais belos da região Norte do Brasil e um dos maiores, tornou-se pequeno para abrigar a tantas pessoas. Mesmo aquelas que estavam com o convite e confirmaram presença tiveram dificuldades de ingressar no interior do templo totalmente tomado de pessoas.Monsenhor Raimundo Possidônio, próximo ao fim da solenidade, usou da palavra como ex-administrador diocesano, para agradecer a todas as instituições da sociedade civil organizada, comércio, indústria, entidades, pessoas que cooperaram para que a posse do novo arcebispo fosse coberta de êxito. Milhares de pessoas saudaram Monsenhor Cida, agradecendo pelo trabalho realizado à frente da Arquidiocese de Belém que é a terceira mais antiga do Brasil e, também, uma das mais importantes para a Igreja não apenas neste país como em toda a América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá