Violência na vala comum

ROBERTO BARBOSA
Mais de cinco assassinatos foram registrados na capital paraense nesse fim de semana que passou. Cada morte é contada, com detalhes, nas reportagens de alguns jornais da capital.
Tem gente que compra o jornal ou assiste aos programas especializados em reportagem policial para saber sobre esses casos. Alguns querem estar bem informados, principalmente o povão, que não liga para a bolsa de valores, nem para a política de Dilma, Lula, Serra, Ana Júlia e os políticos em geral. Outros, por incrível que pareça, se habituaram a ler, com fascínio mórbido, esse tipo de notícia que, quando não tem, os deixa até frustrados.
Digo isso como jornalista que trabalhou muitos anos na reportagem policial e que, até hoje, ainda me espanto em ver o quanto a maioria das pessoas que gostam desse tipo de notícia, na verdade, tem admiração por esses fatos, como se fosse uma diversão.
Mas, a verdade, é que os crimes que recrudescem nas grandes cidades, como é o caso de Belém, parecem já ter caído na vala comum. Ninguém se importa com quem morreu. A Polícia faz a sua parte, porém, os criminosos, cuidam de fugir e permanecer impunes; as testemunhas, por medo de represália, silenciam e, me parece, não se fez mais investimentos em novas técnicas investigativas; tampouco se trata de uma política pública mais eficiente no combate à violência desmedida.
Aí, surge uma polêmica: a delegada Ione Coelho quer responsabilizar os pais de jovens, adolescentes e até criminosos já adultos que estão praticando toda série de barbaridades, amparada no fato de que, se esses bandidos estão soltos pelas ruas, a culpa é de alguém. Esse alguém são os pais, que deveriam impedir essas pestes de fazerem o que fazem. Assim, no entendimento da nobre policial, esse pessoal tem de ir, também, para a cadeia, onde passarão de três meses a seis anos de prisão.
Alguns defendem a policial dizendo que a Polícia tem de se valer de todos os instrumentos possíveis, de que dispõe, para dar um basta em tantos crimes; outros acham que as leis deveriam, isto sim, ser mais rigorosas para com os criminosos. Eu, particularmente, acompanho esta última opção, afinal, bandidos são presos num dia e soltos, pela Justiça, no outro, amparados por direitos questionáveis, levando-se em conta o fato de que poucos pensam no direito das vítimas, que sofrem, que tem extremo pavor quando se encontram num ataque desses ratos.
Como para esses “ratos” não se pode dar veneno, então, vamos trancafiá-los como criminosos perigosos.

SALADA
° E começa hoje a temporada das dentadas do Leão. Como acontece todos os anos, a partir de hoje, o brasileiro tem praticamente dois meses para resolver tudo, mas, naturalmente, deixará para fazer sua declaração em cima da hora.
° Coisas de brasileiros, com seus jeitinhos.
° PMDB e PT continuam às turras no Estado do Pará, tudo, por causa do apoio do partido à reeleição de Ana Júlia Carepa.
° Mas, o PMDB, que não tem nome forte, mesmo assim, se faz de estrela para parecer que manda no pedaço.
° Quando assumir definitivamente a Arquidiocese de Belém, o arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Correa, já disse em alto e bom som: na residência episcopal ficarão apenas Dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo emérito, e o cônego José Maria Albuquerque, que se encontra bastante doente.
° E o arcebispo já garantiu que irá fazer mudanças “do arco da velha” no atual sistema da Arquidiocese, tão logo tome pé de toda a situação.
° Remo quase tropeçava, mas segurou a invencibilidade. Já o Papão amargou uma derrota diante do São Raimundo, sendo, agora, o terceiro na disputa das semifinais pelo Primeiro Turno do Parazão 2010.
° Jornal “Público”, do qual sou editor free-lancer, desde ontem, está circulando de cara nova, isto é, com novo visual gráfico e uma proposta inovadora de ser um diário diferente e inteiramente gratuito.
° Também nessa nova fase, o jornal terá uma distribuição mais eficiente, para atingir a todo o público belenense e marabaense.
° Não foi só no bairro da Marambaia, mas, também, no Souza, que aconteceram várias interrupções na distribuição de energia elétrica da Celpa. As interrupções não tiveram motivos esclarecidos pela distribuidora.
° Trânsito continua engarrafadíssimo na Rodovia Augusto Montenegro entre o Entroncamento e a Avenida Independência.
° Além dos engarrafamentos, a pista continua mal conservada pelo poder público municipal.
° Enquanto isso, o Estado continua sendo vilipendiado pelos autores dos mega projetos de extrativismo mineral, com as bênçãos do Governo Federal, recebendo muito pouco de contrapartida pelo tudo o que perde nessas empreitadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá